“Desde o dia em que nascemos até ao fim das nossas vidas,
todos nós somos professores. Ensinamos com o nosso exemplo
e aprendemos com o exemplo dos outros.”
Peter Drucker
Equipa Permanente da EMAEI
- – Ana Cristina Moreira (coordenadora dos diretores de turma do ensino secundário e membro do Conselho Pedagógico)
- – Ana Paula Teixeira (educação especial)
- – Filipa Moreira (psicóloga dos serviços de psicologia e orientação)
- – Maria de Fátima Simões (coordenadora do pré-escolar e membro do Conselho Pedagógico)
- – Renata Rosário (coordenadora dos diretores de turma do 2ºe 3ºciclos e membro do Conselho Pedagógico)
- – Teresa Barbosa (coordenadora da EMAEI, adjunta da diretora e membro do Conselho Pedagógico)
Email: emaei.terrasdebouro@aetb.edu.pt
Competências da Equipa:
- Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva;
- Propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar;
- Acompanhar, monitorizar e avaliar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; alínea c), n.o 8, artigo 12.o – Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro.
- Prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas;
- Elaborar o RTP (art.º21) e, se aplicável, o PEI (art.º24) e o PIT (art.º25);
- Acompanhar o funcionamento do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).
Documentos Orientadores
Legislação
Documentos de suporte à Educação Inclusiva: Formulários
Doc.1 – Ficha de identificação de necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: Medidas universais
Doc.2
Registo das Acomodações curriculares por turma
Doc. 2a
Acomodações curriculares: diferentes disciplinas
Doc. 3 – Fichas de Identificação de necessidades de medidas à aprendizagem e à inclusão – Solicitação de alteração de medidas;
Doc. 4
Adaptações curriculares não significativas
Doc. 5 – RTP;
Doc. 6
Doc. 7
Doc. 8 – Relatório de Avaliação Trimestral para alunos com RTP:
Doc. 9
Monitorização Medidas Adicionais
Doc. 10
Doc.11