“Desde o dia em que nascemos até ao fim das nossas vidas,

todos nós somos professores. Ensinamos com o nosso exemplo

e aprendemos com o exemplo dos outros.”

 

Peter Drucker

Equipa Permanente da EMAEI

  • – Ana Cristina Moreira (coordenadora dos diretores de turma do ensino secundário e membro do Conselho Pedagógico)
  • – Ana Paula Teixeira (educação especial)
  • – Filipa Moreira (psicóloga dos serviços de psicologia e orientação)
  • – Maria de Fátima Simões (coordenadora do pré-escolar e membro do Conselho Pedagógico)
  • – Renata Rosário (coordenadora dos diretores de turma do 2ºe 3ºciclos e membro do Conselho Pedagógico)
  • – Teresa Barbosa (coordenadora da EMAEI, adjunta da diretora e membro do Conselho Pedagógico)

Email: emaei.terrasdebouro@aetb.edu.pt

Competências da Equipa:

  • Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva;
  • Propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar;
  • Acompanhar, monitorizar e avaliar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; alínea c), n.o 8, artigo 12.o – Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro.
  • Prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas;
  • Elaborar o RTP (art.º21) e, se aplicável, o PEI (art.º24) e o PIT (art.º25);
  • Acompanhar o funcionamento do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).

Documentos Orientadores

Legislação

 

Documentos de suporte à Educação Inclusiva: Formulários

Doc.1 – Ficha de identificação de necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: Medidas universais

Ciclo

2º Ciclo

3º Ciclo

Secundário

Doc.2

Registo das Acomodações curriculares por turma

Doc. 2a

 Acomodações curriculares: diferentes disciplinas

Doc. 3 – Fichas de Identificação de necessidades de medidas  à aprendizagem e à inclusão – Solicitação de alteração de medidas;

Universais – Seletivas

Seletivas – Adicionais

Doc. 4

Adaptações curriculares não significativas

Doc. 5 – RTP;

Modelo

Atualização

Doc. 6

PEI (modelo)

Doc. 7 

Relatório de implementação de medidas (apoio psicopedagógico; antecipação e reforço das aprendizagens; apoio tutorial)

Doc. 8 – Relatório de Avaliação Trimestral para alunos com RTP:

Pré Escolar

1º Ciclo

2º Ciclo

3º Ciclo

Secundário

Doc. 9 

Monitorização Medidas Adicionais

Doc. 10

PIT (modelo)

Doc.11

Avaliação PIT