Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)
Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) nos Agrupamentos de
Escolas e Escolas não Agrupadas
O Regulamento Geral sobre Proteção de Dados – RGPD – (Regulamento2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 20161) estabelece o novo regime jurídico de proteção de dados de pessoas singulares tanto no que respeita ao tratamento como à circulação dos dados pessoais, prevendo a sua entrada em vigor em Portugal a partir de 25 de maio de 2018.
OBJETIVOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO RGPD
- Aumentar a proteção dos dados pessoais das pessoas singulares;
- Facilitar o acesso, retificação, limitação, transferência e eliminação de dados pessoais fornecidos;
- Potenciar a monitorização do sistema de proteção de dados das pessoas singulares;
- Diminuir ou eliminar por completo os riscos de acesso ou tratamento indevido;
- Fortalecer a confiança dos utentes nas instituições;
- Proporcionar uma melhoria do serviço público prestado.
CONSENTIMENTO DO TITULAR DOS DADOS
O consentimento do titular dos dados, conforme minuta previamente aprovada deverá instruir o processo de matrícula.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DE PROTEÇÃO DOS DADOS
Nos termos estipulados pelo RGPD, terá de ser garantida a privacidade e imprescindibilidade dos dados recolhidos, em função dos fins a que se destinam. Assim, o Agrupamento:
- Recolhe apenas os dados indispensáveis à consecução do objetivo a que se destinam, nos termos legais;
- Garante o sigilo dos dados recolhidos;
- Garante a segurança no acesso aos dados, independentemente do seu suporte (papel, digital ou outro);
- Determina quem acede aos dados, em função da concretização da tarefa para que foram recolhidos;
- Adota uma política de proteção de dados, sempre que necessário, através, por exemplo, de procedimentos como os enunciados no RGPD (pseudonimização, minimização, encriptação dos dados; restrição ao seu acesso)
ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS
Ao Encarregado da Proteção de Dados compete-lhe, entre outras funções, constantes do artigo 39.º do RGPD:
- Informar e aconselhar o responsável pelo tratamento dos dados e os trabalhadores que tratem os dados a respeito das suas obrigações;
- Controlar a conformidade dos procedimentos com o RGPD;
- Cooperar com a autoridade de controlo;
- Avaliar os riscos associados ao tratamento dos dados, tendo em conta a natureza, o âmbito, o contexto e as finalidades do tratamento;
- Ser ponto de contacto no organismo para a autoridade de controlo e os titulares dos dados.
Qualquer esclarecimento relacionado com a implementação do RGPD deverá ser solicitado ao Encarregado de Proteção de Dados do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro através do endereço de correio eletrónico ou telefone, consoante o que se revele adequado à premência da comunicação.
Identificação e contactos do Encarregado de Proteção de Dados do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro:
· Nome: Paulo Fernando Estaca Dias
· email: paulo.dias@aetb.edu.pt
· telefone: 253359010